Rock In Rio: MEMÓRIA – Uma madrugada inesquecível com Axl Rose


Nesta categoria você irá entrar num túnel do tempo do Rock in Rio, relembrando momentos marcantes do festival através de um prisma diferente, pois as histórias aqui narradas vêm diretamente das pessoas que fazem este evento acontecer há mais de 25 anos.
E inaugurando esta categoria está Axl Rose e seu retorno aos grandes espetáculos em pleno Rock in Rio 2001, para o delírio de mais de 200 mil pessoas presentes na Cidade do Rock na noite do dia 14 de janeiro. Afastado dos grandes shows havia sete anos, ninguém sabia o que esperar da performance do Guns n Roses, nem o público, nem os organizadores, e nem mesmo o próprio Axl.

Tudo começou com o interesse da própria banda em voltar a tocar no palco em que, dez anos antes, havia se consagrado com dois shows históricos. Este interesse logo se mostrou recíproco e, negociações feitas e tudo acertado, só faltava o “sim” final de Axl Rose para sacramentar uma volta em grande estilo. O tempo era curto e a organização precisava de uma resposta urgente para poder finalizar o line-up do festival, entretanto, antes de confirmar este regresso, Axl queria se consultar com seu “guru espiritual” para ver se seria positivo o seu retorno. Confusões e consultas à parte, no final tudo deu certo, e no dia 12 de Janeiro de 2001 Axl Rose já estava em solo brasileiro, e a contagem regressiva para seu show já havia iniciado.

Momentos antes da apresentação, dois pedidos testaram a competência da produção: o manager da banda solicitou que fosse mudado o esquema que já estava todo montado para a chegada de Axl, pedindo para que o ponto de aterrissagem do helicóptero fosse mais próximo ao palco; além disso, o chefe de segurança da banda resolveu proibir qualquer tipo de fotografia, inclusive do público, avisando que Axl e o grupo só entrariam após a remoção de todos os fotógrafos que já estavam posicionados próximos ao palco para fazerem as suas imagens.

Mudanças providenciadas e requisições atendidas dentro do possível, era só aguardar o início do espetáculo. O Rock in Rio estava pronto para receber Axl Rose e a volta do Guns n Roses. Mas será que Axl e o Guns estavam preparados para voltarem ao cenário musical em pleno Rock in Rio?
Alguns minutos após o fim da performance, já era possível responder esta questão, e de forma muito positiva. Foi um espetáculo marcante, não só por um desempenho memorável da banda e de seu frontman, mas também pela sintonia entre público e cantor, com uma sinergia capaz de transformar a apresentação em um show conjunto entre plateia e banda.

Milhares de pessoas se emocionaram – principalmente Axl Rose. Tanto que, ao final da apresentação, ele chamou ao palco a brasileira Elisabeth Lebeis, sua assistente pessoal (que vinha sendo “como uma mãe” para ele), para traduzir seu agradecimento à ela e ao público brasileiro.



E após se despedir da platéia, Axl levou um grande grupo de jornalistas ao hotel em que estava hospedado para um bate-papo. Chegando lá, todos se acomodaram à beira da piscina, onde Axl preparou uma caipirinha gigante, espremendo com as próprias mãos os limões em um balde de gelo para champagne. O astro contou toda a sua vida, carreira e dramas pessoais para os presentes, em uma conversa que durou até o amanhecer. O papo encerrou com chave de ouro uma madrugada que está guardada na memória de Axl, dos jornalistas e de todos espectadores que tiveram a oportunidade de participar deste momento histórico.



Rock In Rio
The Ballad Of Death