Happy Birthday Richard!

Hoje é aniversário do grande guitarrista da banda, Richard Fortus!

BIOGRAFIA:

Richard Fortus tem tido os últimos 4 ou 5 anos bem ocupados. Ele é membro do Guns N’ Roses e tem contribuído nas gravações do lendário Chinese Democracy, que começou na tour de 2002 e continua até hoje. Recentemente (por volta de 2005) excursionou com Nena para promover o álbum "Willst Du Mit Mir Gehn", do qual ele também fez parte nas gravações. Ele gravou músicas para jogos da Activision, como Tony Hawk e um novo jogo de Western. Também participou da trilha de filmes como "Monster", "The Village" e "Swimmers". Tocou em álbuns de Jesse Malin e de Tommy Stinson. Emprestou seu talento no primeiro álbum do grupo N’SYNC, gravou com Britney Spears, Ben Folds, Frank Black, BT, Enrique Iglesias e Tom Tom Club. Também foi músico e produtor no novo trabalho do The Psychedelic Furs.

Richard também escreveu e gravou a trilha para um filme chamado "Surf Movie". No mesmo ano ele excursionou com o "BT", com o "The Psychedelic Furs" e gravou a trilha para filmes como "Velozes e Furiosos" e "Driven", além de ter gravados inúmeros comerciais e temas para programas televisivos. Fez várias turnês com Enrique Iglesias, tendo inclusive aparecido em 2 clipes famosos. Com Iglesias, também participou de um grande evento televisivo chamado "America: A Tribute to Heroes" que foi transmitido para 62 paises em quase todos os canais abertos e visto por mais de 80 milhões de pessoas.

Richard descobriu a música aos 4 anos de idade, através de um violino Suzuki-strings. Foi membro da prestigiada "Sinfonia jovem de St. Louis" quando jovem, mas mudou seu foco para a guitarra inspirado por artistas como Robert Fripp, John McLaughlin, Jeff Beck e Wes Montgomery. Com 15 anos entrou numa banda de rock e costumava tocar em eventos escolares e festivais. Richard estudou exaustivamente vários estilos musicais (incluindo jazz, clássico, blues e rock) e combinou toda essa experiência com seu talento e paixão, tornando-se um musico respeitável durante os anos 80. Foi nessa época que ele foi um dos co-fundadores da banda rock alternativa chamada Pale Divine, que fez gravações com a Atlantic Records em 1991. Em 1992, enquanto excursionavam abrindo shows, Fortus acabou chamando a atenção de Richard Butler, vocalista do Psychedelic Furs, que o convidou depois de um tempo para co-escrever algumas músicas com ele para um álbum solo em que estava trabalhando. Ele concordou, e os dois começaram a escrever. Pouco antes de começarem a gravar o material escrito, Butler decidiu que não seria justo lança-lo como um álbum solo, já que Fortus tinha contribuído tanto quanto ele. A decisão final foi que seria uma banda, chamada "Love Spit Love", que gravou o material com a Imago/BMG.

Com boas críticas ao seu trabalho com o Love Spit Love, Fortus se mudou definitivamente para Nova York. Sua versatilidade e paixão criativa o levou a uma carreira de gravações, turnês, composições e produções com vários artistas atuais, tendo seu nome respeitado e citado em cada esquina da indústria fonográfica. Fortus só se sentia a vontade com a guitarra na mão, variando estilos que iam desde um riff pesado de rock a um suave dedilhado clássico. Todo esse histórico musical o levou a gravar com artistas renomados como Puff Daddy, Ozzy Osbourne, DMX, Crystal Method, Gravity Kills, ODB, Billy Idol, Nena, e Cindy Lauper, só pra citar alguns nomes.

Axl Rose - Fã Clube