Bumblefoot: "Se dependesse de mim teríamos DVDs ao vivo de cada turnê"


Recentemente o guitarrista Ron "Bumblefoot" Thal foi entrevistado pelo site romeno Metalfan.ro ondo falou sobre o álbum "Chinese Democracy" do Guns N' Roses, o teaser do videoclipe de 'Better', um novo material da banda e mais. Trechos da entrevista seguem abaixo.

Metalfan: Olá Ron e bem vindo ao Metalfan!
Bumblefoot: É um prazer, obrigado!

Metalfan: Este verão, o Guns N' Roses voltará a Romênia para tocar no Tuborg Green Fest. Você se lembra de algo em particular do show anterior na Romênia? Ele aconteceu em 2010.
Bumblefoot: Me lembro do show há dois anos, show divertido! Grande multidão:) Me lembro da comida. Sempre me lembro da comida, haha...

Metalfan: Você se juntou a banda em 2006. Como você conseguiu esse trabalho?
Bumblefoot: Eu fui recomendado pelo Joe Satriani há oito anos. Eu estava ocupado com meus próprios álbuns e turnês e produzindo e ensinando produção de música em uma universidade em NY, foi um ano e meio antes de nós (eu & Guns) começarmos a tocar juntos em 2006.

Metalfan: Dois anos depois que você se juntou, em 2008, a banda lançou Chinese Democracy. A maioria das canções, se não todas elas já tinham sido completadas há muito tempo, portanto, é seguro presumir que você não conseguiu ter uma palavra na composição, mas você fez parte da gravação. Você pode nos dizer um pouco mais sobre qual era exatamente a sua parte em tudo isso?
Bumblefoot: Eu não escrevi as músicas, eles estavam lá por anos antes de mim. Escrevi minhas partes de guitarra para as próprias músicas, eu toquei em cada música, uma boa quantidade de guitarra fretless no álbum. Passávamos 14 horas por dia no estúdio todos os dias, semanas e eu colocava literalmente 100 idéias diferentes para uma música e via o que funcionava melhor, o que melhor se encaixava com as outras melodias ...

Metalfan: O álbum foi recebido com reações mistas dos fãs e críticos. Como você vê agora este álbum, você acha que resistiu ao teste do tempo? Quão importante tem sido para a sua carreira como artista?
Bumblefoot: É um álbum único – não importa a opinião de qualquer pessoa, todo mundo pode concordar que não há nenhum álbum na história da música que passou por uma viagem na sua criação. Estou orgulhoso de fazer parte dele.

Metalfan:A banda tem promovido este álbum ao vivo extensivamente nos últimos anos. Houve conversas sobre um novo álbum entre os membros da banda ou isso é um tópico que pertence a um futuro distante por um tempo indeterminado?
Bumblefoot: Todos na banda são bons compositores e seriam capazes de fazer um grande álbum. Nós apenas temos saído em turnê com nossas bundas de fora - vamos ver o que vem depois, não sei qual será o futuro.

Metalfan: Que tal um álbum ao vivo ou um DVD? Tem havido vários shows da turnê com a nova formação, qualquer um dos shows foi gravado profissionalmente com a intenção de ser lançado em um momento posterior?
Bumblefoot: Se dependesse de mim teríamos DVDs ao vivo de cada parte de cada turnê com bastidores e entrevistas e momentos engraçados, que seria como sequelas de uma dúzia de Spinal Tap, haha. Ah, bem...

Metalfan: Qual a sua música favorita do Guns N' Roses e por que?
Bumblefoot: Do material antigo, Don't Cry. Voltando quando eu comecei a turnê com o Guns, toquei uma versão solo de Don't Cry e a multidão começou a cantar junto, parecia um verdadeiro momento de conexão nos shows. Do material mais recente, Shackler's Revenge - Eu a toco com uma fretted/fretless de dois braços, alternando quando faço backing vocal, eu faço um monte naquela música.

Metalfan: O que você acha sobre toda essa história da indução de Rock N' Roll Hall of Fame do Guns N' Roses?
Bumblefoot: Eu acho que Axl disse o suficiente sobre ele, haha...

Metalfan: Um teaser do vídeo de "Better" dirigido por Dale Resteghini foi lançado em 2010. Mas o vídeo em si não foi lançado até agora.
Bumblefoot: Sim, as pessoas foram trazendo à tona esse vídeo de "Better" por alguns anos, eu não sei qual é o plano. O que eu vi foi uma pré- Dale, e que não era um tipo de enredo do vídeo. Eu só posso falar por mim mesmo, eu lancei toneladas de coisas - no ano passado eu terminei & lancei quatro álbuns de música, produzindo para a Alexa Vetere “Breathe Again” (http://www.reverbnation.com/alexavetere) e Poc “Rise Above” (http://www.reverbnation.com/pocnation), finalizando com a guitarra, mixagem e masterização para o rapper Scarface “Work Ethic”, dois vídeos para minha canção “Invisible” (http://bit.ly/bumble2vids) e nove singles  (www.bumblefoot.com/discography.php). E isso foi se distanciando na estrada na metade desse tempo e a reabilitação de um acidente de carro que fodeu meu mundo. Você só tem que confiar em si mesmo, ter fé, sem segundas suposições e você vai fazer muito.

The Ballad Of Death