"Axl é mais amigo do que chefe" diz Ron 'Bumblefoot' Thal


No dia 7 de Junho, o guitarrista Ron 'Bumblefoot' Thal foi entrevistado pela revista polonesa Teraz Rock para a coluna Strip-Tease. Confira abaixo trechos dessa entrevista.

TERAZ ROCK: Em 2011, você gravou alguns covers (incluindo"Pink Panther Theme" de Henry Mancini) para uma "série de downloads digitais". Qual era a idéia por trás disso? Você continuará?

BUMBLEFOOT: Eu estou tão ocupado entre a turnê e produzir que eu não sou capaz de hibernar durante nove meses e fazer um álbum acontecer. Fazia mais sentido para mim liberar músicas como eu as fiz, uma música a cada mês, mantendo um fluxo constante de música saindo ao invés de esperar anos para concluir e lançar um álbum inteiro  – não sei quantos meses eu seria capaz de mantê-lo, consegui nove músicas lançadas antes de pegar a estrada novamente. A última canção que lancei foi a versão de “The Pink Panther Theme” Eu gostava de tocá-la como meu solo de guitarra no Guns e a banda tocava ela também. Sobre essas músicas – elas foram mais do que apenas lançar um MP3 a cada mês – cada canção foi lançada com uma escolha de formatos de alta resolução, mixagem instrumental, transcrições de guitarra com faixas de apoio e referência de mixagem, e também a gravação resulta que as pessoas podem fazer suas próprias mixagens. (www.bumblefoot.com/discography.php) Foi tudo o que eu gostaria de ter para a música que eu cresci.


TERAZ ROCK: Eu sei que você gosta de comida picante. Qual refeição você comeu recentemente que foi a mais picante e como se sentiu em comê-la?

BUMBLEFOOT: Na verdade, desde que tive o acidente de carro no ano passado e meu cérebro se sacudiu, eu já não desfruto de comida picante. Mesmo um pouquinho de tempero é irritante. Não sei se eu vou voltar com meus antigos traços de personalidade ou se essas coisas são permanentes. Quando ela chega apimentada eu costumo acrescentar os meus próprios ingredientes para fazer "a coisa mais picante, que eu já comi', haha. Gostaria de acrescentar gotas de um líquido que mede 7.100.000 unidades de Scoville. Para se ter uma ideia de quão quente ou seja, pimentas jalapenho são de 5.000. Habaneros são 300.000. As pimentas mais quentes na Terra (Naga Viper, Bhut Jolokia) estão em 1.500.000. "O spray de pimenta 'usado como arma pela polícia é de 2.000.000. Calor absoluto, Resiniferatoxin, capsaicina, 16.000.000 - vai causar queimaduras químicas. O que gostaria de comer foi 7,10 milhões.

TERAZ ROCK: No passado, você modificava guitarras para sí mesmo. Agora, na turnê com o GNR, você usa guitarras principalmente da Vigier que não é empresa bem conhecida. O que há de tão especial nisso?

BUMBLEFOOT: Muitas coisas são especiais sobre Vigier guitars. O braço é incrível. Vigier guitars não usam uma truss-rod de metal por dentro do braço, em vez disso, eles usam uma faixa da rocha de grafite. Os braços são sempre perfeitos não importa que mudanças aconteçam de temperatura ou umidade - o que é importante no palco, quando você está tocando num festival ao ar livre.... Minha Vigier tem captadores DiMarzio e um seletor de 5 posições com configurações de fora de fase e single-coil, dá muita variedade pra guitarra. Não há um 'zero fret' que acho que faz o primeiro fret se sentir mais coerente com o resto, apenas um monte de características que fazem uma grande guitarra. ( www.vigierguitars.com ) E meus modelos assinados 'Bfoot' tem um buraco magnetizado no bottom horn para prender seu 'dedal' - é uma tampa de metal que eu guardo na minha palheta na mão, eu bato na corda superior do fretboard para obter notas superiores do que você pode obter no braço. (Vídeo de exemplo http://youtu.be/AAnG7WD5sBk)

TERAZ ROCK: Alguém chama mais você de Ron ou todo mundo usa o apelido Bumblefoot?

BUMBLEFOOT: Eu sou chamado por um monte de nomes diferentes..."Ron", "Mr. Foot", "Bumble"... a minha mãe ainda me chama de "Ronald" quando eu faço algo errado, haha.

TERAZ ROCK: Você é fã de esportes? NBA, NHL talvez, futebol americano?

BUMBLEFOOT: Eu gostava muito de boxe, wrestling também alguns hóquei, basquetebol, futebol, beisebol - mas a música ocupa todo o meu tempo, eu não posso acompanhar as equipes e as estações, não há tempo suficiente.

TERAZ ROCK: Como você se sentiu no seu primeiro show do Guns N' Roses?

BUMBLEFOOT: Com fome. Nós só tivemos sete ensaios e minha maior preocupação foi saber a música do ainda a ser lançado álbum Chinese Democracy. Houve tanta preocupação sobre música sendo vazada que eles não me deram uma cópia das músicas para aprendê-las. Então eu tive que aprender meio álbum com arranjos complexos, ouvindo as músicas por meia hora no laptop do gerente de estrada na sala de ensaio. Esse foi o desafio. Parecia que cada show, eu nunca tinha feito - eu dirigi para o local com meu amplificador no meu malão, tocado, então sai com fãs ...

TERAZ ROCK: Axl é mais seu chefe ou um amigo?

BUMBLEFOOT: Mais como amigo do meu primo do tio do reparador de TV. Nós gastamos mais tempo rindo e brincando, ele é mais amigo do que chefe.

TERAZ ROCK: Qual foi a sua primeira guitarra?

BUMBLEFOOT: Minha primeira guitarra foi uma cópia da Les Paul de uma empresa chamada 'Pace', custou cerca de US $85, comecei quando eu tinha 8 anos de idade. Ainda tenho ela, mas essa guitarra passou por muitas mudanças. Primeiro eu coloquei uma fita de ouro reflexiva sobre o pickguard, em seguida, adicionei a pickguard em sentido inverso do outro lado do corpo. De lá, eu tinha cortado o corpo em uma forma pequena estranha e pintado de vermelho, colocado uma ponte Badass e um captador DiMarzio Super Distortion nela. Em seguida, ela foi coberto de pêlos. Então eu o fiz em um fretless e cobri o braço da guitarra em moedas. Em seguida, ela foi coberta com pinguins. Clique neste link, você verá, haha... ( http://www.bumblefoot.com/gear/01-pensive-expenguin.php )

TERAZ ROCK: Como é o seu relacionamento cotidiano com os membros da banda (shows apenas, ensaios?)

BUMBLEFOOT: Estou sempre saindo com alguém da banda, jantando, saindo ou simplesmente sentados sem fazer nada juntos. Eu acho que você pode dizer que estamos .... 'amigos'? Quando não estamos todos juntos, ligamos, mandamos e-mail e mantemos contato. É muito normal.

TERAZ ROCK: Qual a sua música favorita do GN'R de antes de você entrar para a banda e a sua favorita do Chinese Democracy?

BUMBLEFOOT: Eu gostava de 'Jungle' da primeira vez que a ouvi quando ela tinha acabado de sair. Se eu tivesse que escolher, provavelmente Jungle e Don't Cry. Do Chinese, minha favorita é Shackler's Revenge. É de alta energia, e eu estou muito envolvido com a música, a mudança de fretted para fretless, cantar, gosto muito.

TERAZ ROCK: O que você acha dos efeitos sonoros em Chinese Democracy?

BUMBLEFOOT: É bom para mim. É o crescimento. Eu sempre acho que The Beatles, como em poucos anos, que passou de 'She Loves You' para 'Helter Skelter', um som totalmente diferente, que também pode ser atribuída a mudanças na tecnologia - amplificadores com mais movimentação, os estúdios com mais unidade, estúdios com mais músicas e FX... mas, com os Beatles que você cresceu com eles, ouvi-los mudar de um álbum para o próximo. Com o Guns N' Roses, estamos falando de grandes mudanças em tecnologia, membros da banda, e um pouco mais de tempo - todo o crescimento e a evolução aconteceu sem álbuns para levá-lo ao longo dessa jornada, um passo de cada vez. Não havia um 'Rubber Soul,' 'Sgt. Pepper',' no meio do 'White Album'. Nós estamos saltando em linha reta de 'A Hard Days Night' para o 'White Album.' Então o som do Chinese Democracy veio como um choque para muitas pessoas, e muitos têm sentimentos fortes sobre ele. Isso é bom, embora - arte e música devem trazer fortes sentimentos, certo?

TERAZ ROCK: Seu momento mais engraçado no palco?

BUMBLEFOOT: São tantos. Tocando na chuva no Rock In Rio 2011, como o palco estava ficando inundado, coloquei um capacete de Star Wars da platéia e imediatamente embaçou e ficou preso na minha cara, eu não podia ver e não conseguia removê-lo...! Certo, como eu tinha que tocar o solo! E é claro que foi televisionado, que bagunça! Alguns meses atrás eu estava tocando um solo e Axl veio por trás de mim e passou fita laranja nos meus braços, eu não podia sair, haha! Um monte de momentos 'Spinal Tap' engraçado ...

TERAZ ROCK: O que você achou do show do GNR no Rock N' Roll Hall Of Fame?

BUMBLEFOOT: Eu não vi ele ainda, tão ocupado com a turnê e tudo...

TERAZ ROCK: Depois do show do GNR na Polônia, você tem 2 dias livre antes do concerto na Eslováquia. Você planeja fazer curta estadia na Polónia, a bela cidade de Cracóvia é vizinha...

BUMBLEFOOT: Espero que nós vamos ter algum tempo para apreciar a Polónia. Gostaria muito de ver alguns lugares na Cracóvia. Meus avós vieram da Polônia e da Lituânia, mas não sei de quais cidades. Eu ai na casa da minha avó no Brooklyn e ela sempre ia ralar batatas em uma tigela, fazer latkes de batata, e ela ia negociar comigo para comer frutas... Me lembro, tendo 20 anos de idade e ela dizendo "Ronald, tenho uma laranja." "Não, obrigado avó, eu não estou com fome." "Ronald, apanhei uma maçã, aqui, coma ela." "É avó ok, eu realmente não estou com fome." "Ronald OK, eu vou comer metade, você come metade." "Não, obrigado, não quero comer uma maçã." "Eu vou apenas cortar a maçã no meio, aqui Ronald, aqui está sua metade..." Agora quero vir à Polônia e comer alguns latkes de batata - e uma maçã - para ela.

TERAZ ROCK: Você não sente falta de compor no contexto de banda? Você não gostaria de criar um novo material com os caras do GNR? Você gravou alguma coisa?

BUMBLEFOOT: Sim, eu sinto falta de escrever como uma banda. Meu desejo era que a banda se reunisse por uma semana antes de começar cada parte da turnê, e nós escrevêssemos uma canção, gravasse, liberasse, tocasse em uma parte da turnê e continuasse fazendo isso toda vez que nós começasse uma nova parte de uma turnê. Se nós fizéssemos isso, esta banda teria um novo álbum feito até agora. Quando esta tour terminar, Frank (bateria), Tommy (baixo) e eu pretendemos nos reunir e começar a escrever algumas músicas. Esperemos que nada vai ficar no caminho de fazer isso.

TERAZ ROCK: Você considerou abandonar a banda ou tocando ao vivo após acidente de carro?

BUMBLEFOOT: Sim. Eu não poderia levantar meus braços e não sabia se eu jamais seria capaz de usar uma guitarra novamente. Então eu comecei a produzir mais, ir a fisioterapia por meses. Eu não estava pronto para iniciar a turnê no ano passado. Foi o momento mais difícil na minha vida, eu fiz o possível para conseguir através de shows, a combinação de drogas e álcool, para estar bem o suficiente para tocar e amortecer o suficiente para suportar a dor constante. Foi brutal. Esta turnê européia é a primeira vez desde o acidente que eu estou no palco, sem me envenenar de estar fisicamente capaz. Antes da turnê começar, eu tinha esteróides injetados em minha espinha. Não é divertido. Mas eu sou capaz de suportar a dor e conseguir através de shows sem drogas. Foi um ano de sofrimento como nunca imaginei, e ainda não acabou. Ele quase me matou, na real. Mas não, eu sou um lutador. Eu estou lutando pelo que eu amo.

Obrigado a todos pelas perguntas maravilhosas, este foi um verdadeiro prazer! Espero ver vocês em breve!

~ Ron 'Bumblefoot' Thal