Richard Fortus: "Eu vou estar finalizando o próximo disco do Guns N' Roses."


O site Maximum Ink, realizou uma entrevista com o guitarrista do Guns N' Roses, Richard Fortus. Confira alguns trechos da entrevista abaixo:

Maximum Ink: Quais foram suas primeiras influências?

Richard Fortus: The Beach Boys, Beatles, The Rolling Stones, Aerosmith, Black Sabbath, Pink Floyd, David Bowie, T Rex e Neil Young.

Maximum Ink: Para você que estudou música profissionalmente, que treinamento recomenda para os iniciantes? Que conselho você daria para os músicos novatos?

Richard Fortus: Isso realmente depende do que você quer fazer. Definitivamente não é necessário, mas eu sempre queria ganhar todas as habilidades possíveis, para dominar aquele instrumento que eu tocava. Eu sempre quis aprender tudo que podia sobre música. Nesta área, você nunca para de aprender.

Maximum Ink: Você começou a tocar violino e bateria quando era criança. O que fez você querer se tornar um guitarrista?

Richard Fortus: Havia sempre guitarras em torno da minha casa quando eu estava crescendo. Eu sempre fui muito intimidado por aquele instrumento, porque ele tem seis cordas e eu, podia tocar quatro cordas facilmente. Eu sempre amei violão embora. Guitarras são bem atraentes. Quando eu tinha uns 12 anos, eu costumava tocar com jovens da minha idade, onde me ensinaram muitas técnicas. Rapidamente, tornei-me um cara habilidoso com a guitarra. Eu sempre andava com adolescentes mais velhos, que eram muito mais habilidosos. Eles andavam comigo, porque eu era o melhor baterista entre os jovens e todos eles tocavam guitarras.

Maximum Ink: Quem você considera ser, os melhores músicos dos últimos tempos?

Richard Fortus: Caramba! Há tantos músicos incríveis que eu admiro. Tanto quanto guitarra, como por exemplo: Jeff Beck. E existem alguns artistas, que eu costumo comprar tudo que eles lançam, como por exemplo: PJ Harvey, Tom Waits, Radiohead, Jack White, Sufjan Stevens, Dandy Warhols, Arcade Fire, TV on the Radio, David Bowie, Nick Cave, Peter Gabriel e Flaming Lips.

Maximum Ink: Você começou a tocar música clássica, o que te levou para o universo do Rock N' Roll? Quais outros gêneros de que você mais gosta?

Richard Fortus: Eu sempre fui muito apaixonado por Rock N' Roll. Estudei música clássica e orquestral, que é estilos de que gosto bastante. Mas a liberdade e a energia do Blues, do Rock e do Jazz, foi o que me atraiu. A improvisação, é a composição espontânea. É muito mais expressiva, imediata e emocional no Rock. O músico clássico, está apenas interpretando a música e há, muito pouca criatividade envolvida. A expressão é muito limitada, você é simplesmente uma ferramenta para o compositor. Música boa é música boa. Não importa o gênero qual for.

Maximum Ink: Como foi se juntar ao Guns N' Roses em 2001?

Richard Fortus: Eu não era realmente um fã da banda quando eu estava crescendo. Eu nunca fui chegado nas bandas de Hard Rock naquela época. Por que não faziam parte das minhas influências.Eu era mais um garoto Punk Rock. Quando recebi o telefonema para a audição, Tommy Stinson já era um dos meus melhores amigos. Eu era muito fã do The Replacements  quando eu era jovem. Eu acho que o Tommy Stinson, é um incrível músico e compositor. Além disso, eu era um grande fã de Robin Finck, por conta de seu trabalho no Nine Inch Nails. Então foi muito intrigante para mim. Na época, eu também descobri que o Guns N' Roses, era muito além de uma banda de Rock de Los Angeles. Eles foram influenciados por todas as bandas que eu tinha sido influenciado. Como por exemplo:  The Stooges, The Rolling Stones, The Dolls, Nazareth, Sex Pistols e entre outras.

Maximum Ink: O que você aprendeu no Guns N' Roses?

Richard Fortus: Tentando fazer três guitarras trabalharem juntas, é algo que eu nunca tinha feito antes. É um grande desafio, organizar as guitarras no tempo certo de forma, que seja uma coisa agradável e dinâmica. Provavelmente tem sido a maior experiência de aprendizagem.

Maximum Ink: Tendo trabalhado com inúmeros outros grandes músicos. Qual deles você mais gostou de trabalhar?

Richard Fortus: Eu gosto de tocar música, sempre desejei aprender com todos que eu trabalho. Alguns shows são mais inspiradores do que outros. Tocar com Thin Lizzy, foi simplesmente incrível, foi uma das minhas melhores experiências. No palco, o clima era de pura alegria e uma grande paz de espírito.

Maximum Ink: Atualmente, em quais projetos você está trabalhando?

Richard Fortus: Eu vou começar a gravar uma trilha sonora para o Michael Halsband, quando eu chegar em casa no início do ano. Além disso, eu vou estar finalizando o próximo disco do Guns N' Roses.

Retirado de: Maximum Ink
Publicado por: Axl Rose - Fã Clube
The Ballad Of Death